A religiosidade de um povo se mostra através de suas manifestações de fé, confiança, respeito e também da arquitetura dos seus templos. Os fiéis prezam pela edificação dos templos por serem os locais onde acontecem seus encontros e rituais.
Em Itambé há um número grande de igrejas que pertecem a religiões e filosofias diversas. A arquitetura desses prédios chama a atenção, seja por sua grandeza e história ou por seu estilo mais contemporâneo e arrojado. Os mais antigos, como a 1ª Batista Sinai ou a matriz de São Sebastião, mantem os moldes mais tradicionais ou clássicos, aqueles com "jeito" de igreja. Trazem em sua construção elementos como torres, sinos, grandes portas e janelas. Outros prédios, mais recentes, carregam traços modernos, que pouco lembram as catedrais do passado. Bons exemplos são o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová e o templo Adventista do 7º dia. O primeiro erguido há pouco tempo em um mutirão e o último reformado recentemente.
Cresce a cada dia a quantidade de igrejas na cidade, em sua maioria Pentecostais. Espaços antes usados como lojas e supermercados dão lugar a cadeiras e altar. Existem também as comunidades católicas, são mais de 30 apenas na sede do município, e cada uma delas possui pequenas capelas espalhadas pelos bairros de Itambé.
Os fiéis do Espiritismo tem como sede, o Centro Espírita Emmanuel, onde são realizadas as sessões espíritas entre seus seguidores. Na rua ao lado está o prédio da Maçonaria, inaugurado em 1978 e que recebe as reuniões dos seus adeptos.
As religiões são inerentes ao ser humano e benéficas por unir as pessoas e estimular a convivência pacífica com os outros, respeitando as crenças e opções de vida alheias.
Abaixo algumas imagens de igrejas em Itambé.
Capela de N. Senhora das Graças |
Templo Adventista (Praça Osório Ferraz) |
Igreja Batista |
Igreja Torre Forte (B. Felipe Achy) |
Centro Espírita |
Salão do Reino das Testemunhas de Jeová |
Matriz de S. Sebastião (em obras) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário