sábado, 13 de agosto de 2011

Andar com fé...

A religiosidade de um povo se mostra através de suas manifestações de fé, confiança, respeito e também da arquitetura dos seus templos. Os fiéis prezam pela edificação dos templos por serem os locais onde acontecem seus encontros e rituais.

Em Itambé há um número grande de igrejas que pertecem a religiões e filosofias diversas. A arquitetura desses prédios chama a atenção, seja por sua grandeza e história ou por seu estilo mais contemporâneo e arrojado. Os mais antigos, como a 1ª Batista Sinai ou a matriz de São Sebastião, mantem os moldes mais tradicionais ou clássicos, aqueles com "jeito" de igreja. Trazem em sua construção elementos como torres, sinos, grandes portas e janelas. Outros prédios, mais recentes, carregam traços modernos, que pouco lembram as catedrais do passado. Bons exemplos são o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová e o templo Adventista do 7º dia. O primeiro erguido há pouco tempo em um mutirão e o último reformado recentemente.

Cresce a cada dia a quantidade de igrejas na cidade, em sua maioria Pentecostais. Espaços antes usados como lojas e supermercados dão lugar a cadeiras e altar. Existem também as comunidades católicas, são mais de 30 apenas na sede do município, e cada uma delas possui pequenas capelas espalhadas pelos bairros de Itambé.

Os fiéis do Espiritismo tem como sede, o Centro Espírita Emmanuel, onde são realizadas as sessões espíritas entre seus seguidores. Na rua ao lado está o prédio da Maçonaria, inaugurado em 1978 e que recebe as reuniões dos seus adeptos.

As religiões são inerentes ao ser humano e benéficas por unir as pessoas e estimular a convivência pacífica com os outros, respeitando as crenças e opções de vida alheias.

Abaixo algumas imagens de igrejas em Itambé.

Capela de N. Senhora das Graças

Templo Adventista (Praça Osório Ferraz)


Igreja Batista










Igreja Torre Forte (B. Felipe Achy)













Centro Espírita

Salão do Reino das Testemunhas de Jeová


Matriz de S. Sebastião (em obras)


Nenhum comentário: