domingo, 17 de outubro de 2010

LAMBARI E TUBARÃO - Tradição ou retrocesso?

Lambari x Tubarão
 A política em Itambé, assim como na maioria dos municípios brasileiros, faz a cidade ferver. Em dias de comício multidões saem às ruas para acompanhar seus candidatos, apoiá-los, ouvir suas propostas etc., até aí tudo normal, não fosse a alienação e o fanatismo de grande parte da população.

Formou-se no município dois grupos políticos que foram denominados de LAMBARI e TUBARÃO, grupos de grande tradição no cenário político itambeense, mas que de certa forma atrapalham e atrasam o progresso de cidade, porque limitam as possibilidades de mudanças, e cegam muitas pessoas em relação ao desempenho dos prefeitos.

Quando o candidato eleito é Tubarão, todos os "tubarõezinhos" fazem de tudo para que só divulguem coisas positivas do seu governo, e os Lambaris o atacarão como um dos "piores prefeitos da história"!!! A regra funciona também para o outro lado, se Lambari está no poder, todos os "lambarizinhos" correm para fazer de seu candidato impecável e acabar com o candidato Tubarão. Em época de eleição, as pessoas se prestam a papéis medíocres, fazem "brincadeiras" com ofensas pessoais sem a menor graça, que só explicitam  ignorância, despreparo e falta de consciência política.

Essa situação não permite que o povo escolha seu candidato pelas propostas concretas, mas apenas em função  do lado que defende nessa guerra. Lamentável ver isto, porque a cidade nunca caminha, e sim encalha. Mas por que isso acontece? Falta de instrução da população? Falta de opção? Defesa de interesses individuais e não coletivos? Enfim, fica a questão para reflexão de todos.

Abaixo à Lambari e Tubarão, e viva os candidatos sérios e comprometidos com nossa cidade, independente da sua "espécie" de peixe ou de que bicho for.

  • Fábio dos Santos Gomes publicou um trabalho na UESC sobre a participação da imprensa na disputa Tubarão x Lambari. Clique aqui e confira. 
  • Dê sua opinião nos comentários abaixo e contribua com a nossa discussão.

27 comentários:

Murilo disse...

Concordo plenamente quando é citado o retrocesso, pois no nosso município o que predomina é a politicagem onde os interesses individuais do tipo: Quem vai ocupar determinado cargo, quem votou contra nosso governo vamos colocar pra trabalhar nos piores. As pessoas vendem seus votos por coisas insignificantes como sacos de cimento, tijolos, pouco dinheiro e se esquecem ou às vezes nem sabem do verdadeiro significado da política. Política é o ato de representar o povo, lutar pelos interesses do povo. Coisa que raramente acontece, o que vemos é uma deformação da política. Enquanto não for aprendido por todos que ser Lambari ou Tubarão, nunca irá levar ao desenvolvimento nossa cidade, estaremos sempre no atraso, um retrocesso que dificilmente será revertido. Porém, se todos nós jovens tomarmos consciência e começarmos a informar nossos amigos, parentes e conhecidos o verdadeiro significado da política, acredito que possamos sim reverter essa situação e perceber florescer um novo sistema de decisão de votos e consequente melhorias na cidade e no modo de governar.
Temos sim que nos conscientizar e ajudar para que outros se conscientizem, como vi outro dia numa letra da música O Sal da Terra (Roupa Nova): " Um mais um é sempre mais que dois".
Coloquemos em prática as ações já cantadas em nosso hino: “Juventude esperançosa , de caráter varonil, exaltemos Itambé, que é um pedaço do nosso Brasil”.
Por : Murilo Neves

Hugo Camizão disse...

Concordo com você Murilo!
Essa galera nova que tá vindo, se informando mais, tendo mais oportunidades de crescer, de desenvolver um pensamento crítico acerca do mundo, pode e deve mudar essa situação.

Luiz Pedro Passos disse...

Oi Hugo, parabéns pelo texto. A política de Itambé é um reflexo da política praticada em todo o Brasil. Nas eleições deste ano, por exemplo, estamos acompanhando o uso da boa fé cristã como tema da campanha presidencial. O caminho não é este, precisamos discutir educação, segurança, saúde, o Brasil por inteiro.

Essa coisa que você citou, da defesa de projetos políticos, isso não aconetece somente aqui. Olha a Veja, claramente a revista defende um determinado candidato, sempre ela se mostrou como um veiculo de comunicação oposicionista a um presidente, a um partido e a um projeto de nação. A imparcialidade e a objetividade são mitos, as duas não existem nem nos jornais, nem nos jornalistas. Por exemplo, ao pensar e escrever este texto, você teve um interesse que lhe moveu, deixou marcas subjetivas nele.

Bom, é isso...

Um abraço e continue com o ideal do blog, é bacana!!!

Hugo Camizão disse...

Sim, a situação é nacional, mas a partir do momento que tomamos consciência da nossa cidade, do que está perto da gente, é o começo de uma mudança maior, que atingirá todo o país, e como o blog é voltado para Itambé, logo as discussões giram em torno da cidade.
Sim, eu tenho opinião e defendo um ponto de vista, não defendo esse ou aquele candidato, como fica claro no texto, mas sim a conscientização política, somos todos livres para escolher o melhor para o coletivo, afinal, somos uma democracia. Mas muitas vezes ficamos alienados por interesses maiores, pelos interesses econômicos dos grandes, que nos cegam e nos impedem de analisar a situação com senso crítico.
Valeu Luiz, obrigado pelo comentário!
Abraço!

Murilo disse...

Luiz, também concordo com o que disse, mas não podemos nos conformar com determinadas situações só porque acontece em outros lugares ou por serem veiculadas por meios de comunicação de massa, às vezes tomamos como verdade para nós o que vemos na Globo, na Veja, na Isto É, dentre outras, porém elas sim tem necessidade de defesa de interesses e desse modo precisam se opor a determinadas situações ou governos. Mas o que deve ser levado em consideração é o coletivo, o melhor que há de ser feito na vida das pessoas, os termos Lambari e Tubarão apenas nos deixam alienados pois muitos deixam de votar num determinado candidato pois ele é de um desses grupos. Nossa discussão aqui não é acerca do poder da mídia, pois essa aí é manipuladora e pretenciosa,quando as pessoas escrevem sobre determinadas situações eles são sim motivados e deixam marcas do seu ponto de vista (Você como futuro Jornalista entende com certeza, muito mais isso do que eu). Nossa preocupação é a de mudar essa visão partidária e passar a ter uma visão mais responsável e política. Longe de nós criticar os Lambaris e os Tubarões, mas o interesse é tentar mostrar que esse ainda não é o caminho e que devemos sim nos politizar para que não sejamos "marionetes" de nossos governantes.

Luiz foi muito feliz em demonstrar o quanto tem se falado em religião nessas eleições e mais feliz ainda quando cita com o que se deveria realmente preocupar: Educação, moradia, segurança, emprego.
Nesse mesmo contexto defendemos nossas idéias de que deve ser compreendido por nós o modelo de política vigente no nossa cidade e do nosso país e o quanto mais devemos nos preocupar com a politicagem dos (Lambaris e Tubarões).
Isso não quer dizer que eu vou deixar de votar em um desses grupos por achar errado, mas não vou votar ou deixar de votar porque o candidato pertence a aquele determinado grupo. Votemos pelas propostas, pelo governo (daqueles que já governaram) e não votemos apenas por ser Lambari ou Tubarão.


Ah e parabéns pelas idéias e iniciativas, já li o Blog dos dois (Luiz e Hugo) e achei extremamente interessante. Fico feliz por saber que existem jovens realmente preocupados com o futuro da nossa cidade.

Ah, também acho que vocês devem divulgar mais o trabalho de vocês!

Hugo Camizão disse...

Murilo estamos afinados quanto ao ponto de vista em relação à política, acredito muito numa transformação da mentalidade dos eleitores.
"Marionetes", falou tudo!!! vamos ter uma opinião autônoma.
Quanto aos meios de comunicação, é impressionante como a Record apoia a Dilma e a Globo o Serra, cabe a nós ter senso crítico para perceber isso, perceber a forma como são conduzidas as reportagens, perceber a que interesses estão servindo, e não receber como verdades absolutas, porque tudo é muito relativo.
Valeu Murilo, se quiser colaborar com o bog com notícias, imagens, sugestões etc., tá aberto o espaço, o mesmo a Luiz Pedro, é só me falarem!
Obrigado e vamos alimentar essas discussões saudáveis para o crescimento da nossa querida cidade!

Luiz Pedro Passos disse...

No primeiro comentário eu não dei a entender que era contra ou a favor das ideias expostas no texto. O que fiz foi ampliar a discussão, já que no dia 31 iremos escolher o próximo presidente do Brasil.

Considero, como deixei explicito, que sou contra a alienação, prova disso citei o caso da influência negativa dos meios de comunicação. Só que não é um termo, um grupo, um veiculo de comunicação, apenas, que alienarão as pessoas. Uma pessoa que recebe outra formação, diferente da uqe recebe a maioria, tenderão a se distanciar dessa armadilha.

Agora, não podemos simplesmente fazer pre-julgamentos sem conhecermos a realidade por completo. Será mesmo, analisando especificamente Itambé, que o nome seria alienação, ou uma forma de "liberdade", utilizada para conseguir realizar e sustentar os seus sonhos? Será mesmo que agindo assim as pessoas teriam abandonado o coletivo e se tornado individuos desprovidos de caráter? Ou eles estão tentando conciliar as duas coisas, a construção de um projeto de vida com a construção de um projeto de sociedade.

Toda está questão levantada por você, Hugo, daria um bom projeto de pesquisa acadêmica.Já existe até um que fala mais ou menos sobre isso, cujo autor é o Fábio dos santos, e o título é "A participação da imprensa na política de Itambé-Bahia", que vocês podem conferir aqui http://www.uesc.br/eventos/cicloshistoricos/anais/fabio_dos_santos_gomes.pdf

Bom, escrevi demais. Valeu Hugo e Murilo, abraços!!!

Hugo Camizão disse...

O que defendo é o esclarecimento do povo, mostrar que temos possibilidades, outras formas de ver e de pensar.
Porque o que é incentivado com essa história de Lambari e Tubarão é a politicagem, e não a política.

Lucas Bittencourt disse...

Bom gente por ter um pouco mais de idade do que vocês, acho que tenho um pouco mais de experiência. Infelizmente a política de forma geral acaba por decepcionar o cidadão que se preocupa com o melhor para a coletividade. Generalizar não é o ideal, mas por todos os exemplos que tivemos até hoje de todos os tipos de maracutaias que ocorreram na politica nacional, estadual e municipal o cenário futuro é nebuloso. O modelo político nacional de certa forma ajuda para que as negiociatas aconteçam. O prefeito necessita da aprovação da câmara de vereadores para que seja aprovado um projeto, o governador necessita da aprovação dos deputados, o presidente idem. Uma verba que sai do governo federal ou estadual até chegar ao seu destino passa por diversos gabinetes cada um ficando com uma parte dela e assim caminha a nossa nação. Com muitos Marcos Valério, Erenice Guerra, compra de deputados para aprovar o projeto da reeleição, deputados renunciando para não serem caçados e voltando eleitos. Nós jovens temos uma chance de tentar mudar a politica, primeiro de nossa cidade e depois do nosso país. Elegermos e cobrarmos pessoas interessadas em melhor a nossa cidade. Se for citar problemas da atual administração pode parecer intriga da oposição, por eu ser assumidamente oposição ao governo. Mas existem falhas como existiram com a administração anterior. O grande desafio é fazer a população enxergar que o fato do grupo politico ao qual eu me identifico estar no poder isso não faz com que ele seja perfeito. Todos devemos deixar de pensar no que vai ser bom para mim e ruim para os outros e passarmos a pensar no que será bom para a cidade. Se um dia conseguirmos isso temos uma grande chance de melhorarmos a política da nossa querida Itambé. Parabéns pela iniciativa de criar esse blog, vamos incentivar a discussão de temas importantes para o desenvolvimento de uma comunidade.

Hugo Camizão disse...

O que acho válido é estarmos acordados para cobrar, para reclamar o que está errado, mas também reconhecer os avanços dos mandatos independente do partido, do Lambari ou Tubarão, ou o PT, que entrou na disputa como mais uma opção. É preciso dar continuidade as coisas que dão certo, independente de quem as fez dar certo, porque o que importa é o bem da comunidade, e não o nome do prefeito ou do grupo político ao qual pertence.
Valeu pela contribuição Lucas!

Murilo disse...

Isso é a pura realidade, porém o que tem-se visto é , vereadores (os quais não temos citado) mas que são de extrema importância nas decisões políticas e governamentais, vetando projetos de melhorias da cidade em defesa do seu grupo político. Gente, até quando seremos susceptíveis a isso?
Vejamos nossos conceitos também na hora de elegermos os nossos representantes legais, esses dos quais pouco se fala, mas que são decisivos. "De olho nos vereadores".

Hugo Camizão disse...

Boa Murilo, de olho nos vereadores que elegemos, é muito importante lembrar em quem votamos e cobrar, e se não trabalhar rua! pois eles são nossos empregados, são pagos por nós para nos representar.

sanddoval disse...

cara,eu não o conheço, mas tiro o chapeu,que alias nem uso,para o texto que vc postou.Eu tenho 42 anos e estou fora de Itambé a 22 e quando eu era criança já se falavam em tubarão(HUMBERTO LOPES ou ZUMBA)e lambari(SIDNEY ALMEIDA)e é lamentavel que 35 anos depois ainda falam,ou melhor,brigam por isso.Concordo com o comentario do murilo quando ele fala das pessoas que vendem seus votos,isso quer dizer que mentes pequenas,como dessas pessoas,só contribuem para á estagnação da nossa cidade.Parabens pelo texto,muito bom!!

Hugo Camizão disse...

Valeu Sanddoval, obrigado por ajudar na discussão sobre a política em nossa cidade, é hora de abrir os olhos.Valeu pela sua visita ao blog.

Murilo disse...

Sandoval, essa realidade vem nos assolando há tempos, porém nosso interesse real é reverter essa situação e mostrar às pessoas que juntos podemos muito!
Acreditamos que uma Itambé diferente é possível!
Valeu por aderir a nossa discussão!

sanddoval disse...

olá Murilo,fico muito feliz em ver que tem jovens que se unem e lutam por um ideal de bem comum,que é a melhora da nossa cidade.No meu tempo de estudante ai,não eramos unidos nesse sentido,ninguem falava em politica, e talvez por isso itambé tenha sido dominada tanto tempo pelo coronelismo que é a cara das cidades do interior.As pessoas não tinham acesso à informação como temos hoje, mas também não buscavam conhecimento e isso é o que mais interessa aos politicos a falta de conhecimento.Mas vejo com grande alegria que isso está mudando, ainda falta muito para se fazer, mas,com ideias e discussões de pessoas inteligentes como vcs, com vontade e muita luta um dia não ouviremos mais falar em lambari e tubarão e sim em politicos serios e comprometidos com o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso pais. Parabens a todos que lutam por esse ideal!!

Hugo Camizão disse...

A falta de informação e conhecimento, é fruto do sistema, é alimentado pelo sistema, e as pessoas acham tudo normal, não enxergam as entrelinhas das coisas, porque são "educadas" com uma viseira, isso já começa na escola, é nojenta a política em relação à educação, porque custa ao estado manter alunos que repetem a série e passam pra frente, daí milhões de analfabetos funcionais têm diploma de ensino médio, superior... Imagina se todo mundo tivesse acesso ao conhecimento? todo o sistema político e econômico seria mudado radicalmente. O problema é que as pessoas são criadas para ocupar o "seu lugar" na sociedade, muitas vezes nem se questionam sobre isso, apenas ocupam esses lugares: você é pobre, você é rico, você é patrão,você é empregado,você é letrado etc.E como disse Sanddoval, a situação se perpetua, povo sem informação = politicagem suja.

Murilo disse...

Há muito o que se fazer ainda, começamos aqui as discussões, mas o ideal será transmitir essas idéias ao todo. O que podemos perceber aqui é que nossa pretenção é a mudança, mas sem ação serão apenas ideais. A falta dessa educação é alvo dos políticos até hoje, quanto menos "educado", menos politizado e mais manipulável.
Por isso que faço questão de divulgar os blog's dos meninos, na esperança que todos leiam, pois muitos sabem do que está acontecendo mas deixam cair na normalidade, sabem dessa situação e a banalizam.
Vamos mostrar a todos que isso não é o certo, que percebemos e discordamos de toda essa "manipulação" desleal.

Unknown disse...

Olá Hugo. parabéns pelo blog, pois acredito que seja um dos pontos de partida para abrirmos uma discussão transparente e imparcial sobre a política itambeense. Há quanto tempo vemos cidades vizinhas crescendo e se desenvolvendo enquanto a nossa querida Itambé fica à mercê de "richas partidárias" e pessoais que a cada período eleitoral se acirram mais e mais deixando em segundo plano o objetivo principal da campanha eleitoral: os projetos para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.
Em minha humilde opinião os nomes que alternam-se nos poderes executivo e legislativo municipal são indiferentes pois o modelo de administração o qual já está enraizado na prefeitura e na Câmara Municipal de Itambé possibilita a manutenção desta disputa de forças entre dois lados opostos, quando, na verdade, precisamos de opções - é claro - mas, convergindo para o mesmo propósito, que é o bem da nossa cidade. E a única maneira de mudarmos esta situação é através da conscientização do povo itambeense do mal que essa rivalidade boba causa à todos nós. E espero que os jovens (nós)sejamos o ponto de partida para esta mudança.
parabéns pelo blog e obrigado pelo espaço.
Um abraço!!!

Hugo Camizão disse...

Tiago, muito obrigado pelo comentário!
Concordo plenamente com você!
Abraço!

Marco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
itmbe precisa mudar disse...

O QUE TORNA A POLITICA EM ITAMBE UM RETROCESSO E A FALTA DE PRINCIPIO DE MUITAS PESSOAS POIS AS MESMAS PESSAM SOMENTE EM INTERESSES PROPRIOS E FECHAM OS OLHOS PARA A REALIDADE FINGINDO QUE ESTA TUDO BEM.ENQUANTO A NOSSA CIDADE VAI SE DESTRUINDO NAS MAOS DE MAUS GESTORES . UM BOM EXEMPLO E O SOA JOAO CADE A ORNAMENTAÇAO DA CIDADE?

Fábio Gomes disse...

Olá, parabéns aos idealizadores do blog. Meu nome é Fábio Gomes e escrevi o artigo supracitado, tema de minha monografia na graduação de História, em 2007. Apesar da falta de fontes e dificuldades por parte da prefeitura, tentei fazer o melhor possível. Em 2010 durante a minha pós-graduação, melhorei minhas pesquisas e ampliei o campo de discussão, que foi desde a emancipação política, até fatos históricos relevantes sobre Itambé, minha cidade natal e pela qual tenho um enorme carinho. Meu objetivo é publicar um livro com o material que tenho, mas até hoje ainda não contei com o apoio de ninguém. Itambé não possui nenhum trabalho realmente historiográfico, feito com padrões acadêmicos e científicos, a não ser as minhas duas monografias, as quais organizei e compilei em um livro. Caso alguém se interesse pelo meu trabalho, é só entrar em contato. (73) 8803-3671 dbronhe@hotmail.com

Atualmente moro em Itabuna, sou graduando em Direito (UESC), graduado em História e pós-graduado em História do Brasil, ambas pela UESC.

Bruna Santos disse...

tem 7 anos que estou fora da cidade . deveriam ter pelo menos pintado os orgãos publicos , que vergonha continua a mesma coisa !!e as casas populares já tem rede de esgoto ou continua foça?comentario de cris !!!!!!