terça-feira, 31 de maio de 2011

Memória viva

Lembrar acontecimentos e datas, homenagear figuras históricas ou simplesmente embelezar a cidade. Estes são alguns atributos de estátuas e monumentos.
Em Itambé há uma série de monumentos, em sua maioria religiosos. Eles estão espalhados por todo o espaço urbano e até fora dele, como é o caso da imagem do Bom Jesus, que fica no alto de um dos morros mais bonitos de Itambé.

Bom Jesus

Numa das entradas da cidade, foi erguida em 1983, uma estátua em homenagem à São Cristóvão, que é tido pelos católicos como o protetor dos motoristas. Há o costume de quem passa de carro pela imagem buzinar três vezes, pedindo proteção ao santo.

São Cristóvão

Desde o ano 2000, na outra entrada da cidade, há uma porta gigante de concreto, abrindo-se para acolher quem chega, é a Porta Santa, mais um monumento católico. Um pouco mais acima, existe uma estátua representando a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. A obra foi feita pelo escultor Itambeense Robério Dias.



Santíssima Trindade


As praças, normalmente, são os lugares mais comuns no que diz respeito a presença de estátuas e monumentos. Na Praça Osório Ferraz foi construído um busto do ex-prefeito que dá nome à praça e que foi um dos primeiros a governar Itambé. Na Praça Padre Juracy, no bairro Sidney Almeida (Bairro Novo) "a força e a união do povo rumo ao progresso", estão representadas num monumento de três pontas voltadas para o céu, que lembram braços dados. Inicialmente a intenção era fazer uma homenagem à Brasília, recém inaugurada, mas mudou-se de ideia. Mesmo assim, a obra Itambeense segue os traços arquitetônicos da Capital Federal. Já no Jardim do "D", que na verdade se chama Praça John Kennedy, está erguida uma obra que lembra o formato da letra "D", daí o nome popular do local.

Porta Santa

Monumento no "Jardim do D"

Busto de Osório Ferraz
 
Homenagem ao povo Itambeense
Estes marcos são uma maneira de escrever e conservar a trajetória de um lugar e de seus habitantes. Por isso é importante cuidar desses patrimônios, sempre na parceria povo/governo ajudando a conservá-los íntegros, garantindo sua preservação e mantendo viva a história de Itambé.

Nenhum comentário: