sábado, 9 de julho de 2011

O velho Verruga

Ele nasce em Vitória em Conquista, desce a serra do Marçal e deságua no rio Pardo. Este é o rio Verruga, que dava nome a Itambé nos tempos em que a cidade era apenas uma vila.

Atualmente, basta uma pequena olhada no Verruga para perceber a situação grave em que se encontra. O rio está poluído há tempos, e uma publicação feita pela ong S.O.S Mata Atlântica, no início de 2011, deu a dimensão do problema, posicionando o rio Verruga entre os mais degradados do Brasil. Esta infeliz classificação reacende a discussão em torno da poluição do rio, que é maltratado com esgotos caindo em seu leito, lixo jogado em suas margens e destruição da sua mata ciliar. Todos esses processos contribuem para a sua morte.

Antigamente as pessoas usavam suas águas tranquilamente, para afazeres domésticos e para banho. Hoje essas coisas parecem impossíveis de se fazer, dada a gravidade do caso. Ainda assim, muita gente se arrisca a contrair doenças, lavando roupas, limpando tripas de animais e até mesmo mergulhando no rio.
O rio Pardo também é afetado pelos efeitos da poluição, já que é o destino final do Verruga.



Diante desta realidade, é necessário um esforço conjunto para a recuperação do rio Verruga, que tanto serviu ao desenvolvimento de Itambé. A população fazendo a sua parte, evitando jogar lixo nas águas e cobrando melhorias aos governantes que por sua vez, devem estar engajados nesta luta em prol da comunidade e da natureza.
Abaixo um vídeo mostra a atual situação do rio.


Nenhum comentário: