O "Você na Rede" é um espaço destinado à publicação de material produzido pelos leitores do blog. Para começar, Cristiano Melo Gusmão, ator, dançarino, escultor e professor itambeense, contribuiu com seus cliques e informações da III Quermesse Cultural do C.E.G.V, que foi realizada entre os dias 26 e 29/10 na praça Osório Ferraz, com o tema: Mitos, lendas, mistérios e segredos que circundam a história da humanidade.
Os alunos foram divididos em 4 equipes: Lendas, Mitos, Segredos e Mistérios. Foram montadas 5 barracas na praça Osório Ferraz, uma para cada equipe e uma para a coordenação da escola. Nestes espaços foram expostos materiais e informações sobre o tema correpondente à barraca.
À noite, as equipes apresentaram, no palco da praça, performances relacionadas aos temas abordados na Quermesse. A primeira equipe a se apresentar foi Lendas, que mergulhou em quatro lendas: a primeira foi a da fundação de Roma pelos gêmeos Rômulo e Remo, que foram criados por uma loba. A segunda foi uma japonesa: o tigre e o dragão. A terceira foi a das amazonas, muito conhecida no Brasil, que falava de uma tribo de mulheres guerreiras e faziam alusão à quarta lenda, também indígena, a da vitória régia.
A segunda apresentação ficou por conta da equipe Mitos que com muito requinte e um visual primoroso contou a história de Lord Ganesha, deus da prosperidade, da sorte e da felicidade, filho do deus Shiva e da deusa Parvati. Uma história indiana de milhões de anos.
No segundo dia das apresentações, a equipe Mistérios mostrou todos os mistérios que rondam a "tilma"(parte do vestuário do índio Juan Diego, espécie de poncho rústico) onde ficou estampada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Essa apresentação começou com uma coreografia que homenageava o povo azteca, seguida da narrativa da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe e os mistérios que a envolve.
Por fim, a apresentação da equipe Segredos, que fez citações de vários segredos da história da humanidade, como o desaparecimento da Arca da Aliança do Antigo Testamento e a história do Rei Artur e sua espada Excalibur, passando pelo segredo que envolve o túmulo da rainha do Egito, Cleópatra, que até os dias de hoje não foi encontrado.
Cristiano destaca que "o mais importante disso tudo é a adesão das pessoas da cidade, participando direta ou indiretamente num processo coletivo de aprendizado pedagógico e cultural".
2 comentários:
Oh que saudade que dá, que vontade de estar em Itambé. O CEGV sempre movimentando a cidade culturalmente, parabéns a todos envolvidos em especial ao responsável por esta postagem Cris Melo Gusmão, convidado especial deste blog, e muito importante para a realização destes eventos.
eu tenho orgulho de ser uma aluna do c.e.g.v .
Postar um comentário