domingo, 27 de março de 2011

Dia mundial do Teatro em Itambé

Hoje, 27 de março, é o dia mundial do Teatro. Uma arte milenar que traz à tona as questões do humano para reflexão, e tem muito poder sobre uma sociedade, seus indivíduos, sua forma de pensar, ideologias e política.


Em Itambé existem muitas pessoas ligadas à arte de interpretar. O Grupo Artes Cênicas, dirigido por Matheus Cerqueira, é um dos movimentos teatrais mais presentes na cidade. Atualmente o grupo prepara uma peça sobre a disputa entre Lambari e Tubarão na política local. A estreia está prevista para abril.
Cristiano Melo Gusmão à frente do Grupo Gênesis, é um importante nome do meio teatral de Itambé. Trabalhos como "O Auto de S. Sebastião" apresentado em praça pública por duas vezes e uma no Cine Teatro, trazem reconhecimento ao grupo que existe há mais de 15 anos.
Zizi Ferreira é outra figura de relevante importância no cenário artístico da cidade. A atriz, com seu espetáculo "Oficina de Risos" percorreu e percorre vários munícipios brasileiros se apresentando e levando o nome de Itambé por onde passa.
Marcelo Sousa Brito vive em Salvador, onde recentemente se tornou Mestre em Teatro com sua tese "Pedra Afiada: Um convite para o Teatro invadir a cidade" que fala da relação dos moradores com Itambé, sua terra natal.

Outros nomes fazem parte da história do palco itambeense, como Marina Lyra, que nos anos 1980 fez algumas participações em novelas da Rede Globo, Eva Figueredo, falecida em 2010 e o grupo Astral, já extinto.

O Itambé na Rede parabeniza a todos os artistas que se dedicam a essa nobra arte  e incentivam a participação da comunidade nos eventos teatrais em todo munícipio. Feliz dia do Teatro!

2 comentários:

M.S.B. disse...

Hugo, parabéns para nos todos por este dia especial...Apesar de não termos muito a comemorar...Espero que o fazer teatral tenha mais espaço na nossa cidade e que continue a mudar a vida das pessoas...

Hugo Camizão disse...

Valeu Marcelo!!!
Parabéns pra nós!!!
Viva o Teatro!
Abração!