sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Nas mesmas praças, nos mesmos bancos...

Toda cidade que se preze, possui espaços para o lazer e diversão de seus habitantes. Itambé está bem servida de praças, ao todo são 15, para uma população de 23.106 moradores.


As praças são frequentadas por todo tipo de gente, por diferentes motivos. As crianças são presença certa nesses locais. Os jardins são ideais para os pequenos brincarem, correrem e extravassarem as energias. Além disso, é também uma oportunidade das crianças entrarem em contato com as plantas e reconhecerem sua importância em nossas vidas, aprendendo a respeitá-las.
Os aposentados se reúnem nesses espaços para conversar, jogar um dominó e gastarem o seu tempo ocioso. Já os adolescentes vão em busca de namoro. Geralmente, andam em grupos definidos por gosto musical, sexualidade e outras afinidades. Estes ficam até mais tarde passeando pelos jardins da cidade.


Um fato interessante em relação às praças, é quanto aos  nomes. Às vezes, os nomes populares tomam o lugar dos oficiais. Alguns exemplos são a praça da Televisão, o jardim do Chafariz e o jardim do "d". A primeira ficou conhecida assim por conta de um aparelho de tv que ficava no local, onde as pessoas se juntavam para acompanhar novelas, jogos de futebol e outros programas. A tv já não existe mais, em compensação, a praça, que oficialmente se chama Cassilandinha, continua sendo da Televisão. O jardim do Chafariz, foi batizado dessa maneira em função de um chafariz que funcionou no lugar por muito tempo. O nome verdadeiro era Luís Viana Filho, mas depois de uma reforma passou a se chamar Jucelino Lima, ex-funcionário da prefeitura, já falecido. O jardim do "d" se chama Praça Jhon Kennedy, e ganhou o apelido devido a uma monumento em forma de "d" erguido no meio da praça.


Mas infelizmente, o monumento encontra-se totalmente pichado e o busto em homenagem a Jhon K. está sem cabeça. Outros jardins estão em situação precária, como é o caso da praça Padre Juracy, no Bairro Sidney Pereira. Lá, é possível se deparar, diariamente, com cavalos e cabras pastando pelos canteiros.

O fato é que esses espaços urbanos pertencem a todos e devem ser preservados e cuidados. 
O Itambé na Rede fotografou as praças da cidade. O resultado segue abaixo.

Jhon Kennedy
Da Bandeira


Padre Juracy

Maximinio José

Viriato Ferraz

Jucelino Lima


Osório Ferraz
Cassilandinha
Dep. João Alves de Almeida
ACM

31 de Março

Av. Caatiba
San Filli
São Sebastião


Nenhum comentário: